quinta-feira, 30 de maio de 2013

Aranhas mais venenosas do Brasil

A maior parte das aranhas existentes no Brasil não são perigosas.De uma maneira geral, as aranhas que fazem teias geométricas e regulares, mesmo que sejam de grande tamanho, não causa dano algum ao homem.

A proporção de acidentes com aranhas está aumentando em relação aos acidentes com cobras. Uma possível explicação para o aumento pode ser simplesmente a melhora no sistema de notificação de acidentes que agora é capaz de registrar mais casos. Outra possível causa é a destruição ambiental com desmatamento que acaba trazendo o homem para mais perto da mata aumentando o contato com aranhas.
Os acidentes com aranhas cresceram 37% nos últimos seis anos em todo Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Destacam-se cinco tipos de aranhas que são consideradas venenosas podendo causar acidentes graves:



ARMADEIRA (Phoneutria sp)
Medem aproximadamente 17cm de comprimento,coloração marrom escuro ou acizentadas.Elas não fazem teia e vivem solitárias gostando de locais bem escuros.
São extremamente agressivas assumindo posição "para dar o bote" e essa característica acabou dando o nome de "Armadeira".



ARANHA MARROM (Loxosceles sp.) 
A aranha marrom é bem menor que a armadeira com 3 a 4cm de comprimento, são aranhas que fazem teias de aspecto irregular entre tijolos,cantos de parede e lugares escuros.Ao contrario da armadeira elas não são agressivas.Entretanto,os acidentes são na maior parte das vezes muito graves.



ARANHA DA GRAMA (Lycosa sp)
Atinge em torno de 5cm de comprimento, é de coloração acinzentada, com pelos vermelhos perto dos ferrões.Embora os acidentes sejam frequentes, não apresentam gravidade,não sendo necessária o uso de soro antiaracnidico.



VIUVA NEGRA (Latrodectus sp)
É uma aranha pequena, sendo a fêmea maior que o macho.A fêmea tem em torno de 3cm.Possui cor preta com várias manchas avermelhadas.São aranhas que constroem teias em geral em ambiente externo no meio da vegetação,sempre em ligares escuros.Raramente causam acidentes e, em geral de pouca a moderada gravidade.



ARANHA CARANGUEJEIRA
As caranguejeiras são muito grandes,peludas e de cor escura.Embora apresentem uma aparência assustadora, os acidentes são raros e sem gravidade, não sendo necessária o uso do soro antiaracnídico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário